924 188 366

(chamada para rede fixa nacional)

289 572 354

(chamada para rede fixa nacional)

213 170 100

(chamada para rede fixa nacional)

Hipoteca: Como funciona?

O que é uma hipoteca?

Uma hipoteca é um tipo de garantia financeira que é dada a um credor, geralmente um banco ou outra instituição financeira, quando uma pessoa ou empresa toma emprestado dinheiro para comprar uma propriedade. A hipoteca é colocada sobre a propriedade, geralmente uma casa ou outro imóvel, e é usada como garantia de pagamento do empréstimo.

Quando uma pessoa ou empresa toma um empréstimo hipotecário, eles geralmente assinam um contrato de hipoteca, no qual concordam em pagar o empréstimo de volta, com juros, em parcelas mensais. Se eles deixarem de pagar as parcelas, o credor tem o direito de iniciar um processo de execução hipotecária, o que significa que eles podem vender a propriedade para recuperar o dinheiro que foi emprestado.

Tipos de hipoteca que existem?

Existem dois tipos de hipoteca: a hipoteca de primeira e a hipoteca de segunda.

A hipoteca de primeira tem prioridade sobre outras hipotecas na propriedade, o que significa que, em caso de execução, o credor primeiro tem o direito de recuperar o dinheiro emprestado antes de outros credores.

A hipoteca de segunda tem menor prioridade, e só poderá ser paga depois que as hipotecas de primeira forem quitadas.

Além disso, existem também a hipoteca fixa e a hipoteca ajustável. Na hipoteca fixa, o valor das parcelas é fixado no momento em que o empréstimo é feito e não muda ao longo do tempo. Já na hipoteca ajustável, o valor das parcelas pode mudar ao longo do tempo, geralmente de acordo com a taxa de juros do mercado.

Além disso, existem alguns termos importantes que são vulgarmente usados ​​em relação a hipotecas:

  • Saldo devedor: é o valor total que ainda deve ser pago na hipoteca.
  • Taxa de juros: é a taxa aplicada sobre o saldo devedor, que determina o valor das parcelas a serem pagas.
  • Prazo: é o período de tempo durante o qual o empréstimo deve ser pago.
  • Amortização: é o processo de pagamento do empréstimo, onde o saldo devedor é reduzido ao longo do tempo.
  • Escritura: é o documento legal que registra a hipoteca e transfere a propriedade para o credor como garantia do empréstimo.

Para obter um empréstimo hipotecário, é geralmente necessário preencher uma série de requisitos, como comprovação de renda, histórico de crédito, e um depósito inicial. Também é comum que seja feito uma avaliação da propriedade, para determinar seu valor.

Uma vez que o empréstimo é concedido e as parcelas são pagas, o devedor tem o direito de continuar vivendo na propriedade e usufruindo dela, até que o empréstimo seja pago por completo ou até que ocorra uma inadimplência, o que pode levar a uma execução hipotecária.

Em resumo, a hipoteca é um instrumento financeiro que permite a aquisição de uma propriedade mediante um empréstimo, garantido por essa propriedade, e que pode ser executado pelo credor caso haja inadimplência.

Partilhe o Artigo

Outros Artigos

Fiador - Advogados para Fiadores

Fiador: Quais os Riscos de Ser Fiador em Portugal

O que é? O fiador é quem garante com o seu património pessoal o cumprimento de uma obrigação de outrem. A esse vínculo dá-se o nome de fiança. Trata-se de uma garantia das obrigações que tem grande importância prática, sendo muito frequente nos contratos de crédito à habitação e nos contratos de arrendamento. Vantagens para o credor

Aval Pessoal Sabe o que é

Aval Pessoal: Sabe o que é?

O que é? O aval pessoal é uma garantia das obrigações prestada por aquele que, no verso de uma letra de câmbio ou de uma livrança, aposta a sua assinatura. Em que consiste o aval pessoal? O avalista é quem presta o aval pessoal. É quem fica responsável pela observância da dívida nos mesmos termos em que fica o devedor principal,

Peça Informações

Exponha-nos a sua questão/situação, sem qualquer compromisso.