924 188 366

(chamada para rede fixa nacional)

289 572 354

(chamada para rede fixa nacional)

213 170 100

(chamada para rede fixa nacional)

Aval Pessoal: Sabe o que é?

O que é?

aval pessoal é uma garantia das obrigações prestada por aquele que, no verso de uma letra de câmbio ou de uma livrança, aposta a sua assinatura.

Em que consiste o aval pessoal?

O avalista é quem presta o aval pessoal. É quem fica responsável pela observância da dívida nos mesmos termos em que fica o devedor principal, por ele avalizado.

Ou seja, se o devedor avalizado entrar em incumprimento da obrigação o credor pode executar o património do avalista.

Na vida prática, o caso mais recorrente é o de um sócio e/ou administrador de uma empresa que outorga, em nome desta, um contrato de concessão de crédito com um Banco, através de uma livrança bancária.

No verso da livrança, o sócio e/ou administrador apõe a sua assinatura, terminando o aval pessoal e garantindo, desta forma, o pagamento da dívida da empresa em caso de incumprimento.

Caso a empresa avalizada entre em incumprimento da livrança, o Banco pode intentar uma ação para cobrança coerciva da dívida contra o sócio e/ou administrador que prestou o seu aval pessoal.

Celeridade na cobrança:

É de salientar que o credor fica exonerado de intentar uma ação declarativa para reconhecimento do seu crédito podendo, desde logo, prosseguir para a ação executiva e, por consequentemente, para a penhora dos bens e/ou rendimentos do avalista.

Com efeito, os títulos de crédito – letra bancária e livrança bancária – são títulos executivos.

Autonomia do aval:

O aval pessoal mantém-se válido e completamente eficiente ainda que o contrato subjacente do avalizado seja nulo por qualquer vício que não a inobservância de forma legal.

Acessoriedade limitada:

A posição do avalista apenas é acessória face à posição do avalizado no que respeita aos prazos de prescrição e à perda do direito de ação por ausência de protesto.

Partilhe o Artigo

Outros Artigos

Hipoteca Como funciona

Hipoteca: Como funciona?

O que é uma hipoteca? Uma hipoteca é um tipo de garantia financeira que é dada a um credor, geralmente um banco ou outra instituição financeira, quando uma pessoa ou empresa toma emprestado dinheiro para comprar uma propriedade. A hipoteca é colocada sobre a propriedade, geralmente uma casa ou outro imóvel, e é usada como

Fiador - Advogados para Fiadores

Fiador: Quais os Riscos de Ser Fiador em Portugal

O que é? O fiador é quem garante com o seu património pessoal o cumprimento de uma obrigação de outrem. A esse vínculo dá-se o nome de fiança. Trata-se de uma garantia das obrigações que tem grande importância prática, sendo muito frequente nos contratos de crédito à habitação e nos contratos de arrendamento. Vantagens para o credor

Peça Informações

Exponha-nos a sua questão/situação, sem qualquer compromisso.